Evento debate Produção do Conhecimento em Educação na Amazônia

Postado Por: Marco Aurélio | Data: 15/12/2015 | Visualizado: 1957

A terceira edição do Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade começa nesta segunda-feira, 14, e segue até quarta-feira, 16, com o tema “A Produção do Conhecimento em Educação na Amazônia”. O evento será realizado pela Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), no Instituto de Ciências da Educação (ICED). O público-alvo da programação é formado por alunos de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores em Ciências Humanas e profissionais da Educação Básica. As inscrições estão encerradas.

Objetivo e importância – O grande desafio do III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade é promover maior contato dos estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores, professores da Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade com pesquisadores de outras instituições e ampliar a inserção da Linha no contexto da Amazônia. O principal objetivo é proporcionar visibilidade à produção acadêmica de pesquisadores e alunos do PPGED, sob diferentes recortes e perspectivas, fortalecer o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, possibilitar um debate interdisciplinar no campo da educação, assim como ampliar a qualificação da formação de mestrandos e doutorandos da Linha.

Programação – Na segunda-feira, 14 de dezembro, o colóquio receberá para a conferência de abertura a professora doutora Arminda Mourão, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), às 18h. No segundo dia de evento, 15, serão realizadas duas mesas-redondas com os temas “Estudos Culturais, Movimentos Sociais e Pensamento Educacional Latino Americano” e “Epistemologia, Filosofia e Fundamentos da Educação”, compostas por seis professores doutores: Sônia Araújo, Salomão Haje, Agenor Sarrafe Pacheco, Damião Bezerra, Cesar Seibt e Carlos Paixão.

Já no último dia de programação, 16 de dezembro, serão apresentadas mais duas mesas-redondas com os temas “História da Infância, Instituições e Cultura Material Escolar” e “Juventude, Mulheres, Direitos Humanos e Representações Sociais”, com a presença do secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), Michel Mendes Durans, e mais cinco professores doutores: Laura Alves, Cesar Castro, Maria do Perpétuo Socorro, Ivany Pinto e Lúcia Isabel. Confira a programação completa aqui.

Linha de Pesquisa – Educação, Cultura e Sociedade compreende estudos que problematizam a Educação e entende os processos educativos com a demanda da sociedade e dos movimentos sociais. Pesquisas vinculadas a esta Linha têm privilegiado estudos sobre: história da infância e juventude na Amazônia; movimentos sociais e educação; estudos culturais e educação; gênero, sexualidade e docência; história social e cultural do pensamento educacional, especialmente o produzido na América Latina; modernidade, direito e educação; entre outros temas.

Nos quatro anos de existência, a Linha ampliou o número de alunos e docentes que, por meio de suas produções, vêm consolidando seu reconhecimento no PPGED/UFPA. Com o tema escolhido para a terceira edição do colóquio, pretende-se desenvolver discussões sobre as produções do conhecimento em educação realizadas na Região Norte e articular as várias produções na Amazônia, oportunizando um debate mais amplo sobre pesquisa, conhecimento e educação.

Serviço:
 III Colóquio de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade, com o tema “A Produção do Conhecimento em Educação na Amazônia”
Data: entre 14 e 16 de dezembro de 2015
Local: Instituto de Ciências da Educação (ICED), na Universidade Federal do Pará (UFPA)
Horário: a partir das 15h, no primeiro dia, e a partir das 8h30, no segundo e terceiro dias.
Inscrições encerradas.
Programação completa aqui.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação / evento