Inscrições para primeira chamada do Mec ao Sisu 2016 iniciam-se dia 11 de janeiro

Postado Por: Marco Aurélio | Data: 11/01/2016 | Visualizado: 38

Este ano, a UFPA disponibilizará 1.255 vagas que serão ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu) em 135 cursos, distribuídos em nove cidades do Estado. As inscrições serão abertas no dia 11 de janeiro e segue até as 23h59 do dia 14, no site do Sisu. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) por meio do qual Instituições Públicas de Educação Superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A inscrição estará, portanto, restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2015 do Enem e tenha obtido nota na prova de redação que não seja zero. O resultado do Enem foi divulgado na sexta-feira, 8, pela internet. Para consultar, acesse aqui

O candidato pode se inscrever no processo seletivo do Sisu até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em Instituição de Ensino Superior participante, local de oferta, curso e turno.

O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota. Ele também terá de indicar se pretende concorrer a vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a Lei de Cotas, a vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela Instituição ou a vagas destinadas à ampla concorrência.

Cronograma - O resultado da chamada única será divulgado em 18 de janeiro. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês. O Edital nº 36, de 29 de dezembro de 2015, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, que divulga o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Sisu, primeira edição de 2016, está disponível aqui.

O Sistema de Seleção Unificada vai ofertar, nacionalmente, 228 mil vagas em 131 Instituições Públicas de Educação Superior, na primeira edição de 2016.

Notas do Enem 2015 - Os resultados individuais de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 estão disponíveis para consulta online. Para ter acesso às notas, basta ao participante informar o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.

Nesta edição do Enem, o desempenho em matemática foi o destaque. A nota máxima chegou a 1.008,3, a maior já registrada na história do exame — na edição anterior, o máximo ficou em 973,6. A tendência de aumento no desempenho em matemática comprova a melhor qualificação dos participantes nesta área. O desempenho mínimo foi de 280,2. A prova de ciências da natureza registrou a nota máxima de 875,2 e a mínima de 334,3. Em ciências humanas, o desempenho máximo chegou a 850,6; o mínimo, a 314,3. A prova de linguagens e códigos teve como nota mais alta 825,8; a mais baixa, 302,6.

A senha do Enem é a mesma que será usada para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Saiba mais no site do MEC.

Texto: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da UFPA.
Imagem: Divulgação Sisu 2016