Desenvolvimento de Sistema Interativo Baseado em Geolocalização para Aauxílio de Políticas Públicas

Postado Por: Marco Aurélio | Data: 21/01/2016 | Visualizado: 3935

Com base nas dificuldades enfrentadas pela sociedade em participar das tomadas de decisão do seu município, motivo pelo qual aconteceram várias manifestações no ano de 2013 no Brasil, analisou-se a ideia de proporcionar a comunicação governo-cidadão, através de um canal digital para que a população possa colaborar relatando os diversos problemas de sua comunidade. Nesse contexto, devido à crescente popularidade de utilização de plataformas móveis com acesso à internet, surge esta proposta de desenvolvimento de um sistema que utiliza técnicas de geoprocessamento e recursos fornecidos pela plataforma
Android, por exemplo, analise de informações em grande volume de dados, sensoriamento remoto, manipulação de mapas, obtenção e envio de coordenadas e envio de fotos via internet.

Estes recursos e técnicas são as bases deste trabalho para a elaboração de um sistema interativo e colaborativo destinado ao auxílio de políticas públicas municipais. O sistema possui duas aplicações destinadas a públicos distintos, uma parte do sistema é o desenvolvimento do aplicativo para dispositivo móvel o qual foi projetado para o envio de reclamações à prefeitura, o aplicativo será para uso do cidadão em que será possível enviar via internet uma reclamação contendo informações, como sua localização obtida através de coordenadas GPS, e uma foto do local em que a comunidade está sendo prejudicada e precisa em caráter de urgência ou não da intervenção dos órgãos competentes. O sistema completo contém uma segunda aplicação que será para uso exclusivo dos servidores municipais, o sistema será disponível na web, onde serão recebidas e armazenadas todas as reclamações enviadas através do aplicativo móvel. Este ambiente, disponível na web, possibilita a visualização da geolocalização dos problemas no mapa, geração de relatórios e históricos de problemas relatados anteriormente. Este trabalho relata também testes realizado na cidade de Abaetetuba, com a colaboração de funcionários da administração municipal e usuários comuns de plataforma móvel.

Discente: Carolina Xavier dos Santos

Orientador: Diovanni Araújo

link do documento: Clique Aqui!